-
Arquitetos: John Puttick Associates
- Área: 770 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Gareth Gardner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A John Puttick Associates finalizou a reforma da Igreja de St Leonard, transformando-a em um espaço comunitário versátil, agora com um novo e marcante alpendre de madeira. A extensão com telhado inclinado em glulam oferece uma recepção aberta e acolhedora para a congregação e a comunidade local. Situada na New Church Road, em Hove, a igreja anglicana, tombada como patrimônio Grau II, foi construída no século XIII, e o edifício vitoriano atual tem uma fachada texturizada de sílex e uma estrutura de nave dupla.
A Igreja de St Leonard continuou funcionando com uma congregação dedicada, mas em declínio, mesmo sem vigário residente por quatro anos, até enfrentar o risco de fechamento em 2016. Enquanto isso, a Igreja de St Peter, em Brighton, estava cada vez mais cheia, com uma congregação jovem e crescente, mas com instalações insuficientes. Para transformar St Leonard em um espaço comunitário versátil, foi formada uma parceria entre o conselho da igreja, a Diocese de Chichester e St Peter. Com isso, 30 membros da comunidade de St Peter, liderados pela vigária Ali Marshall, se uniram à pequena congregação de St Leonard para revitalizar a igreja. Em 2020, a John Puttick Associates venceu um concurso para realizar essa visão, e em 2021 o financiamento para a obra foi garantido pela Igreja da Inglaterra.
O projeto buscava criar um espaço comunitário flexível e funcional, adequado para uma congregação moderna e voltada para famílias. As principais necessidades incluíam um sistema de aquecimento e uma integração audiovisual para os cultos musicais de fim de semana, mantendo o respeito ao caráter histórico do edifício tombado. Também era necessário um espaço menor para cultos mais tradicionais. A John Puttick Associates redesenhou a entrada da igreja para torná-la mais acolhedora para a comunidade local. A entrada foi transferida da elevação sul, onde o alpendre com portão dava a impressão de estar sempre fechado, para a elevação oeste, um local mais tradicional para a entrada de igrejas, o que melhorou a disposição interna. A nova entrada é um alpendre de madeira glulam de 4,5 metros de altura, com telhado de zinco. Ela tem duas portas de madeira ripadas que se abrem para a rua e para os fundos, criando uma sensação de abertura e convidando a comunidade a entrar. Os interiores foram renovados com um plano de piso versátil para diferentes usos. St Leonard tem duas naves distintas: uma menor ao sul, ao lado da nave norte maior, separadas por arcos de pedra originais. A John Puttick Associates instalou portas de vidro nesses arcos, oferecendo configurações flexíveis conforme as necessidades da comunidade. A nave principal é usada para cultos contemporâneos e música ao vivo, enquanto a nave tradicional preserva o piso original de ladrilhos encaustic, mantendo o patrimônio da igreja.
A John Puttick Associates defendeu a descarbonização da igreja onde possível, optando por uma nova bomba ar quente para aquecer a St Leonard durante os meses mais frios. Um novo sistema de aquecimento foi instalado sobre o piso original de parquet para não danificar o material histórico. O sistema foi coberto, elevando o nível do piso em 15 centímetros, enquanto novas rampas no alpendre e na entrada sul solucionaram problemas de acessibilidade.As atrações vão além dos frequentadores da igreja, com a adição de um café na nave menor. O balcão foi feito com antigos assentos do coro, e a continuidade dos padrões de espinha de peixe, presentes nos ladrilhos da igreja e na nova marcenaria, demonstra o compromisso com a preservação do caráter histórico da St Leonard. O revestimento de madeira em espinha de peixe cobre as novas divisórias, o módulo de banheiro e está presente nas ripas de carvalho do alpendre de madeira.
Além das obras internas, as melhorias externas incluem a renovação dos caminhos, a criação de um novo espaço ao ar livre com assentos e a instalação de novas luzes para aumentar a acessibilidade e visibilidade. As luzes festivas ao lado do novo alpendre iluminam tanto a área que a Igreja de St Leonard é agora conhecida informalmente como "igreja iluminada e brilhante". A abordagem atenta da John Puttick Associates representa a intervenção mais significativa no local em muitos anos. As novas melhorias revitalizam a Igreja de St Leonard, atendendo às necessidades de uma congregação em mudança e de um público do século 21. Essas melhorias, que respeitam o contexto histórico, garantem que a igreja continue sendo um ponto vibrante no coração da comunidade local.
John Puttick, diretor da John Puttick Associates, comentou: "Foi um prazer trabalhar com a Igreja de St Leonard para adaptar seu edifício eclesiástico às necessidades contemporâneas. O projeto incluiu tanto atividades de culto quanto comunitárias, e esperamos que a reforma traga nova vida ao espaço por muitos anos." Martin Aberson, arquiteto sênior da John Puttick Associates, acrescentou: "A flexibilidade que adicionamos à igreja, junto com o trabalho dedicado do vigário Ali Marshall e sua equipe, garantiu que o edifício seja usado de forma abrangente, tanto para culto quanto para o crescimento da comunidade. O novo alpendre de madeira reflete a natureza acolhedora da igreja, com portões de carvalho que se abrem amplamente para receber a todos." Ali Marshall, vigário associado da Igreja de St Leonard em Hove, afirmou: "Trabalhar com John e Martin da John Puttick Associates foi incrível do início ao fim. Acompanhar o processo, do conceito à realidade, foi impressionante, e o resultado é deslumbrante e funcional para nossa igreja e eventos comunitários, que estão muito movimentados agora. As reações de quem conhecia a igreja antes e de novos visitantes são de admiração pela combinação harmoniosa dos melhores elementos antigos e novos. O novo alpendre é uma ótima adição que acolhe a comunidade, antiga e nova, e proporciona um impacto visual impressionante para o edifício."